Últimas notícias
Formas de pagamento mais utilizadas no e-commerce
Contar com várias modalidades de pagamento em uma loja virtual, pode ser um critério crucial na análise do cliente, na hora de decidir comprar ou não um produto desejado pela internet.
E, você sabe quais são as principais formas de pagamento disponíveis atualmente em um e-commerce, em especial aqui na Ifontech? Então fique atento, pois separamos uma lista com as modalidades mais utilizadas por aqui.
Os meios de pagamento disponíveis pela Ifontech são:
Boleto bancário
O boleto bancário é um método de pagamento bem popular no Brasil, sendo geralmente uma alternativa escolhida por clientes que possuem um baixo limite no cartão ou que sequer possuem um.
Seu prazo de compensação do pagamento é geralmente entre 1 a 2 dias úteis para atualizar como pago na loja virtual.
O pagamento do boleto não precisa ocorrer necessariamente no mesmo instante que foi gerado, mas é preciso se atentar sempre na data de vencimento.
Como funciona: Após escolher a forma de pagamento via boleto bancário, o emissor gera o documento e envia para o pagador, que deverá liquidar o valor indicado em bancos, lotéricas, ou até mesmo online por meio de aplicativos de instituições financeiras.
Cartão de crédito
A opção do cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizados no e-commerce. E, umas das razões para isso acontecer é pela possibilidade e opção no parcelamento da compra e na agilidade para confirmação de pagamento, que normalmente ocorre poucas horas após realizar a transação.
Oferecer condições de parcelamento vantajosas, aumentam as chances de conversão em vendas, facilitando ao cliente na hora de parcelar aquele produto que precisa ser adquirido imediatamente, caso você não possa esperar para pagar à vista.
Como funciona: Ao realizar uma compra via cartão de crédito, você deverá informar os dados do cartão (nome completo, data de validade e o CVV (três dígitos impressos na parte posterior do cartão)). Escolha a bandeira da instituição e selecione as opções de parcelamento oferecidas pelo site. Ao finalizar a compra, em poucos minutos a aprovação de pagamento é autorizada.
*Vale destacar que em casos como, 1º compra ou valores elevados, esses pedidos passarão por uma análise de risco, devido a grande quantidade de golpes realizados nesta forma de pagamento.
Via cartão, o prazo de aprovação pode ser imediato ou levar até 48 horas (2 dias úteis)
Todos os pedidos passam por análise de risco, mas compras de valor mais baixo e de clientes recorrentes têm mais chances de análise imediata, sendo que as primeiras compras e de valor mais alto têm mais chances de permanecer no processo de análise podendo levar até 48 horas para conclusão.
Esse processo deverá ocorrer tanto para a segurança do cliente, quanto para a loja. E, na medida que o perfil desse cliente for ajustado à loja, as compras tendem a serem aprovadas com mais agilidade pelo departamento de risco.
PIX
O Pix é um meio de pagamento instantâneo, bem parecido com a transferência bancária, porém, neste caso, a transação é compensada em tempo real, levando menos de 10 segundos para a aprovação.
Outro ponto importante é que o Pix não possui custos para pessoa física e oferece tarifas especiais para pessoa jurídica.
Como funciona: Ao escolher um pagamento via Pix, o cliente poderá realizar o pagamento imediatamente, utilizando aplicativos de instituições financeiras.
Faturamento PJ (Pessoa Jurídica)
O faturamento PJ é o parcelamento via boleto bancário, com base em uma análise de crédito do CNPJ.
Muitas empresas acabam optando pelo faturamento, pois poderão receber seus pedidos com a opção de parcelamento, obtendo flexibilidade no fluxo de caixa.
Esta modalidade está disponível em diversos prazos de pagamento, indo desde pagamento 7 dias até 30/60/90/120/150/180 dias. Os prazos variam de acordo com cada negociação e análise, podendo ser liberados com prazos menores e quantidade menor de parcelas. O prazo mais comum é 30/60/90 dias.
Um dos fatores que mais contribuem no processo de análise de crédito são: bom relacionamento, histórico no mercado em pagamentos faturados, não haver restrições ou pendências em aberto.
Como funciona: Inicialmente, a análise é feita apenas com o CNPJ e dependendo de alguns fatores como, valor do pedido, histórico de compras, histórico de pagamento de pedidos, podem ser solicitadas outras documentações como Balanço, Balancete, DRE, entre outras informações.
O processo de análise pode levar até 72 horas para a conclusão. Geralmente em até 24 horas é finalizado, porém, vai depender do pedido, valores e perfil do cliente.
Agora que você entendeu o necessário para finalizar sua compra da forma mais fácil possível, aproveite e visite o site da Ifontech, pois temos disponível as melhores opções sobre forma de pagamento!
Por Jonathan Brito | 21 de Agosto de 2023