Impressora 3D
Como funciona o processo de impressão 3D?
02/01/2024
A impressão 3D é uma tecnologia que vem tomando grande espaço no mercado, justamente por conseguir criar objetos tridimensionais a partir de um projeto digital. Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre esse processo de impressão e como funciona.
Origens do processo de impressão 3D
Muitos devem não saber e nem imaginar, mas o processo de impressão 3D teve origem nos anos 80, com o processo de prototipagem rápida. Hoje, utilizam-se muito em indústrias, área médica e até na arte, isso graças aos avanços significativos em materiais e precisão disponíveis.
Transforme desenhos em objetos físicos, camada por camada
Todo processo de impressão 3D começa com um modelo digital, criado no computador. Esse desenho ou projeto é “fatiado” em várias camadas finas, que serão impressas sequencialmente, formando o objeto final.
A impressora basicamente lê o modelo digital e, com base nele, utiliza sua matéria-prima, camada por camada. Nesse processo, cada uma delas solidifica ao ser depositada, seguinte exatamente o projeto e design do software. E, ao final, temos o objeto tridimensional criado.
Métodos de impressão
Atualmente, existem diferentes métodos de impressão 3D: O FDM (modelagem por deposição fundida), SLA (estereolitografia) e SLS (sinterização seletiva a laser) são os mais comuns.
FDM: Uma impressora FDM 3D utiliza um filamento de plástico, o espremendo através de uma extremidade quente, derretendo-o e, em seguida, depositando em camadas na área de impressão. Todas essas camadas são fundidas juntas, se acumulando em toda impressão, para eventualmente formar a peça finalizada.
SLA: A tecnologia SLA é conhecida por sua manufatura aditiva, ou fotopolimerização. O princípio de funcionamento é simples, ela utiliza fonte de luz - laser UV ou projetor - curando a resina líquida até se tornar um plástico resistente.
SLS: A impressão por SLS é uma tecnologia que envolve a fusão de materiais em pó, utilizando um laser para formar um modelo 3D rígido. A maioria das empresas prefere devido à sua alta precisão e adequação para fazer produtos geometricamente complexos.
Os materiais utilizados por impressoras 3D podem variar, desde plástico, resina, metal e até concreto. Isso dependerá muito do objeto a ser impresso e do tipo de impressora.
Utilização no dia a dia
A sua aplicação no dia a dia é incrivelmente diversa. De peças de carro a próteses médicas.
Sem contar que sua tecnologia inovadora está transformando a manufatura, permitindo produção sob demanda, junto de personalização massiva. Reduzindo custos e tempo de produção.
Visite nosso site e conheça nossas opções em impressora 3D!
Ao acessar o site da Ifontech, você encontrará as melhores opções em impressora 3D, junto da melhor forma de pagamento adequada à você!
Peça já seu orçamento ou tire uma dúvida!
Por Jonathan Brito | 02 de janeiro de 2024